segunda-feira, 9 de junho de 2008

Primeira mesa de mistura vai a leilão


Não é bem uma mesa de mistura, é um conjunto constituído por amplificadores, colunas, pratos e uma consola rudimentar, de seu nome Diggola. Basicamente era um soundsystem ambulante, o que permitiu ao seu criador andar de um lado para o outro a fazer a festa. Esse senhor foi Ron Diggin e é apontando por muitos como o primeiro DJ do Mundo dado que construiu a Diggola em finais dos anos 40 e com ela fez mais de 200 mil Km, tocando em mais de 40 festivais. Para ser o mais resistente possível foi usada a madeira de caixões e a sua construção demorou 6 semanas.

Agora esta fantástica peça vai estar em leilão em Boston, terra natal de Ron, depois deste ter falecido no ano passado. Numa das suas declarações públicas ele contou em como achava “piada” à popularidade que os DJ’s atingiram nos anos 80 e como, muitos deles, ficaram milionários dado que ele nunca cobrou mais de 100 dólares por uma actuação.

Em relação à questão de quem foi realmente o primeiro DJ do mundo, muita gente defende que não foi Ron Diggin mas sim Jimmy Savile, um conhecido profissional da Rádio e TV britânica. Consta que em 1947 ele foi, efectivamente, a primeira pessoa a usar dois pratos para misturar duas músicas em simultâneo numa festa num hotel em Inglaterra. Esse facto é defendido no livro 'Last Night a DJ Saved My Life: 100 Years of the Disc Jockey'.

Sem comentários: