sexta-feira, 4 de julho de 2008

Germânicos em Contramão

The Notwist
The Devil, You+Me
Domino 2008

Os The Notwist, brotaram da Alemanha, perto de Munique, no longínquo ano de 1989, inicialmente como uma banda de post-hardcore, mas logo se renderam às sonoridades indie pop e electrónica desbocada dos Autechre aos Oval, e foi com esta exposição prolongada que o quarteto, formado pelos irmãos Archer, se catapultou. Os seus registos foram surgindo a espaços, cada vez mais demorados, e temporalmente afastados uns dos outros, até alcançarmos o ano de 2002, onde os Notwist, com Neon Golden, davam mostras de todo o seu crescimento e desenvolvimento até então, num trabalho de aptidão e influência extrema, que acabaria por se tornar num objecto de culto e veneração. Depois desta deflagração em massa, os Notwist refugiaram-se, e voltaram à segurança da toca, assistindo de longe, alheios e incólumes, ao devaneio e magnetismo que rodeava a sua música. Os irmão Archer, nomeadamente Micha Archer (vocalista/guitarrista) desdobrou-se então em outros trabalhos e bandas como Potawatomi, Console (neo-electro), Lali Puna (indietronica), Ms.John Soda (fantástica performance electro-pop), 13&God (curiosa incursão hip-hop), e Tied + Tickled Trio (Jazz), o que evidenciava a escala sem perímetro, e limite de géneros musicais, da sua fervilhante mente criativa. Seis anos passados, após o clássico, e Archer retoma e reacende o laptop e a máquina rítmica, The Notwist, originando um trabalho, The Devil You&Me, que demorou dois anos a ser executado, mas cuja espera e ansiedade é agora devidamente compensada. O quarteto mantém o cordão umbilical a Neon Golden, mas onde o registo anterior era mais imediatismo e tensão este é mais expectativa e libertação, mas sem perder a fibra, que tão bem os caracteriza . A voz de Micha Archer continua tranquila e pacífica (lá no alto do 3ºdireito, sem campainha), as guitarras crescentes, as electrónicas assimétricas, os arranjos detalhados, as teclas tímidas, num genuíno som receoso mas exposto, de coração aberto à vista desarmada. A aventura prossegue aqui (feita de acoustic pop/electronic rock/electro-fuzz pop/sound collages/post-rock e shoegaze) e agora, mais melindrosa, mas distinta. O album é povoado por ecos de Radiohead, M83, Lali Puna, trabalhados com a dedicação, instrospecção, e génio, dos mesmos. Era impossível, aos Notwist, criarem um Lp ao nível da sua obra maior, bastavas-lhes apenas dar azo ao seu saber, e deixar o novelo desenrolar, e é o que fazem aqui, de forma polida. Bem vindos de volta estimados Germânicos com pouco, ou nada de frieza, mas tudo de agilidade!





quinta-feira, 3 de julho de 2008

Advertising#4

Campanha: Heins Hot Ketchup:Fish, Steak, Fries
Agency: Leo Burnett, Brussels, Belgium







Midpoint 08



Agora que chegamos a meio do ano, já é possível olhar à retuaguarda e testemunhar qual a melhor música que a primeira metade de 2008 nos ofertou, por isso, e sem pódios (até porque com o culminar do ano muitos dos actuais registos podem sofrer, ou ganhar, novas posições, e adquirir, com as devidas audições&atenções, novos estatutos, ou vice-versa). Aqui fica, na minha persona individual, e em formato baralhado, o que de melhor ouvi após o fogo de artíficio e as 12 badaladas, e até este preciso momento:

-FLEET FOXES-FLEET FOXES&SUN GIANT -MCD-
-POLAR, KELLEY-I NEED YOU TO HOLD ON
-GRAND ARCHIVES-GRAND ARCHIVES
-LOS CAMPESINOS-HOLD ON NOW YOUNGSTER
-FAMILJEN-DET SNURRAR I MIN SKALLE
-PETE & THE PIRATES-LITTLE DEATH
-DEVOTCHKA-A MAD AND FAITHFUL TELLIN
-FOALS-ANTIDOTES
-BALTIC FLEET-BALTIC FLEET
-CRYSTAL CASTLES-CRYSTAL CASTLES
-NEON NEON-STAINLESS STYLE
-DODOS-VISITER
-WHY?-ALOPECIA
-CLARK-TURNING DRAGON
-CUT COPY-IN GHOST COLOURS
-M83-SATURDAYS = YOUTH
-MIDNIGHT JUGGERNAUTS-DYSTOPIA
-THESE NEW PURITANS-BEAT PYRAMID
-HELIO SEQUENCE-KEEP YOUR EYES AHEAD
-MAE SHI-HLLLYH
-ATLAS SOUND-LET THE BLIND LEAD THOSE
-DEVASTATIONS-YES U
-HOT CHIP-MADE IN THE DARK
-HERCULES & LOVE AFFAIR-HERCULES & LOVE AFFAIR
-EL GUINCHO-ALEGRANZA
-TEENAGERS-REALITY CHECK
-VAMPIRE WEEKEND-VAMPIRE WEEKEND
-SAMBASSADEUR-MIGRATION
-FUCK BUTTONS-STREET HORRRSING
-BRITISH SEA POWER-DO YOU LIKE ROCK MUSIC?
-AIR FRANCE-NO WAY DOWN EP
-BISSONNETTE, CHRIS-IN BETWEEN WORDS
-DISKJOKKE-STAYING IN
-SIAN ALICE GROUP-59'59
-PAAVOHARJU-LAULU LAAKSON KUKISTA
-ELBOW-SELDOM SEEN KID
-JECK, PHILIP-SAND
-PORTISHEAD-THIRD
-SUNSET-BRIGHT BLUE DREAM
-LEONE, DOMINIQUE-DOMINIQUE LEONE
-SANTOGOLD-SANTOGOLD
-FOUR TET-RINGER EP
-FRIEL, DAN-GHOST TOWN
-PATTERN IS MOVEMENT-ALL TOGETHER
-ELEANOORA ROSENHOLM-VAINAJAN MUOTOKUVA
-FRIGHTENED RABBIT-MIDNIGHT ORGAN FIGHT
-HEALTH-HEALTH/DISCO
-THE NOTWIST-THE DEVIL YOU&ME
-LADYTRON-VELOCIFERO
-BENGA-DIARY OF A AFRO WARRIOR
-PLUXUS-SOLID STATE
-GAS-NAH UND FERN
-THE CHAP-MEGA BREAKFAST
-SAMAMIDON-ALL IS WELL
-KLEERUP-KLEERUP
-SHEARWATER-ROOK
-JAMES BLACKSHAW-LITANY OF ECHOES
-NICO MUHLY-MOTHERTONGUE
-SNOWMAN-THE HORSE THE RAT
-BOOKA SHADE-SUN & THE NEOLIGHT
-SIGUR ROS-MED SUD Í EYRUM VID SPILUM ENDALAUST
-RATATAT-LP3
-ERRORS-IT'S NOT SOMETHING
-LEILA-BLOOD LOOMS & BLOOMS
-MGMT-ORACULAR SPETACULAR
-ABE VIGODA-SKELETON
-VIVIAN GIRLS-VIVIAN GIRLS
-LYKKE LI-YOUTH NOVELS
-THE MOLE-AS HIGH AS THE SKY
-ROLAND APPEL-TALK TO YOUR ANGEL
-BLACK GHOSTS-BLACK GHOSTS
-SPIRITUALIZED-SONGS IN A&E
-CRYSTAL STILTS-CRYSTAL STILTS
-SEBASTIEN TELLIER-SEXUALITY
...

Extra!Extra!#4


Mogwai
Past: Young Team (1997), Come on Die Young (1999), Rock Action (2001), Happy Songs for Happy People (2003), Mr.Beast (2006)
Future: "The Hawk is Howling" (2008)
6º LP
Label:Matador Records
Edição: 22/09/2008
Tracklist:
01 I’m Jim Morrison, I’m Dead
02 Batcat
03 Daphne and the Brain
04 Local Authority
05 The Sun Smells to Loud
06 Kings Meadow
07 I Love You, I’m Going to Blow Up Your School
08 Scotland’s Shame
09 Thank You Space Expert
10 The Precipice

Amostra: "The Sun Smells to Loud" at http://www.matadorrecords.com/matablog/?p=1847

Track Review: Os veteranos Mogwai, from Glasgow, são um dos pais, ou avós neste caso, do post-rock, e já andam neste trilho à tempo suficiente para proclamar o bastão de ouro do género musical, pois desde 1996 são exímios, e devotos, nesta arte. O primeiro avanço do novo registo é um rasto da sua linguagem/expressão/cunho (rodopiando entre extremos, ora pacíficos, ora intempestivos), feita de guitarras acesas e distorcidas, bateria pulsante, noise, electrónica e synths, pulvilhados com pedaços de pop. Este é o som, e pátria, dos Mogwai que perdura e prende a atenção, com a mesma naturalidade e destreza de tempos passados.

ADA(Arte&Design&Arquitectura)#6


Kas Oosterhuis House


Smansk Furniture


Nicolas Tomkins Chairs


Vasos Metmoc


MAD


Lee Broom Mirror


High Tech Sink


Emmanuel Babled


Bart Vos Chair


Jean Nouvel Bulding

Dominic Bromley Instalação


64 Colours Shelf


Zaha Hadid Lights


Ghost Chair


Aykut Erol

New Museam NY

quarta-feira, 2 de julho de 2008

MMM (Month Music Magazines)-Covers

Myspace Promises#2



Hot Silk Pockets
myspace:http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=50200405
Disponível: diversas faixas
About: Os Hot Silk Pockets, um quarteto XX XY, vindo da Escócia, Glasgow, que ainda recentemente nos deu nomes tão soberbos como os Twilight Sad e os Frightened Rabbits, são uns moços especialistas em pop infecciosa, ansiosa e de postura anarquista, à lá Los Campesinos, mas de carácter mais sério, e cerebral, mas não menos frenético e happy happy, feita de guitarras angulares, barulho eufórico, entulho rock, velocímetros avariados e ligações post-punk.
Avalo: 88%

How They Get There

Então trabalhadores do arame...Tem sido bastante complicado vir aqui e escrever umas linhas, senão fosse o Paxxxeco a aguentar as pontas, este estabelecimento estaria fechado. O Flesh foi duas semanas de férias, laurear a pevide (e fez muito bem) e eu tenho andado ocupado com exames, sim é verdade, finalmente decidi deixar-me de coisas e aplicar-me um pouco. Mas esta semana vou passar mais vezes por aqui, já a semana que vem acho que nem vou ter tempo para coçar os glúteos mas depois compenso.

Decidi trazer-vos hoje uma curta, bastante curta (cerca de 3 minutos) realizada por esse mago do cinema moderno, de seu nome Spike Jonze. Forjado na escola dos video clips, este senhor já deu provas do seu talento em filmes como "Being John Malkovich" e "Adaption". Em relação á curta que vou aqui mostrar não vou falar muito até porque sendo a sua duração extremamente pequena, estragava um pouco a experiência se divulgasse muita informação sobre ela. Apenas vou dizer que é hilariante e que vejam. Divirtam-se...





Brevemente neste blog...

Three Artists...Three Visions...One hell of a Weekend...Small Horses, Midgets and Babes

Report sobre a festa da Sardinha Assada 2008 em Benavente

L.E.S Artistes#12

CAI GUO-QIANG

Cai Guo-Qiang is internationally acclaimed as an artist whose creative transgressions and cultural provocations have literally exploded the accepted parameters of art making in our time. Drawing freely from ancient mythology, military history, Taoist cosmology, extraterrestrial observations, Maoist revolutionary tactics, Buddhist philosophy, gunpowder-related technology, Chinese medicine, and methods of terrorist violence, Cai’s art is a form of social energy, constantly mutable, linking what he refers to as “the seen and unseen worlds