sexta-feira, 25 de abril de 2008

Potato Heads- Alexis Taylor/Jona Bechtolt

Chip #1-Alexis Taylor: HOT CHIP-Made in the Dark-Astralwerks; 2008

Parere que não, mas Alexis Taylor e a sua Squad Patrol já andam nisto à cerca de 8 anos, data em que editaram o seu primeiro EP, raro nos dias que correm, de seu nome Mexico. Desde o início, os Hot Chip, tenderam a enfrascar música em potes de geleia, e dois EPs depois, quatro albums, diversos singles, colectâneas, remixes, Dj Kicks, e fotogenias diversas, a fórmula mantém-se com as devidas alterações de excelência, mas com a mesma paleta de cores, aspecto e paladares deliciosos prontos a servir. Oito anos depois, mas nem por isso mais conscientes da sua maturidade dermatológica, regressam com "Made in the Dark", onde, decididamente, descarnam os aprumados fios que ligavam os seus trabalhos passados, conseguindo afastar qualquer alergia mínima ou sarampo a grotescos espasmos corporais. O R&B e Soul, anteriormente exibido, é aqui gentilmente colocado na algibeira, a electrónica minimal é agora um mutante de proporções assustadoras, e a arrumação e encadeamento sonoro dão lugar à desobediência e desarrumação em massa, sendo que este é um caos organizado. Este é o som da sua aventura, desprovido de poses e polimentos, a sua tentativa de alcançar a grandeza, o seu escape dos pequenos recintos para grandes e amplos espaços. É um verdadeiro, e genuíno, trabalho de plasticina, dance pop, electronic, electro pop, IDM, New Pop, Old Pop, Multicolors of Pop, (já chega de Pop), onde se sujam as mãos, e onde, após diversas lavagens, continuamos com as unhas(nomeadamente as dos pés) bem coloridas.
Todos nós(ou apenas eu) gostaríamos de ser o TinyGoofyGeek Alexis Taylor, e graças a ele os Nerds de óculos em riste invadem agora, descomplexadamente, as pistas de dança exclamando..."I’m aiming for your lungs and I will never stop"...



http://www.myspace.com/hotchip







Chip #2-Jona Bechtold: YACHT-I Believe in You, Your Magic Is Real-Marriage; 2007


Jona Bechtold, apesar da tenra idade é já um produtor/programador/cantor/performer com peso e carga no meio musical, produzindo beats para o úlimo registo dos The Blow com a cantora Khaela Maricich, tocando bateria para Devendra Banhart, e abrindo shows para os LCD Soundsystem, entre outras manobras diversas. Conta já no seu C.V com dois longa duração, MEGA e Super Warren MMIV de nome, onde assumia o comando total no seu laptop de serviço, largando beats caseiros e experimentação despenteada. O seu mais recente não foge a este control obessessivo de todas as peças musicais, e é mais um trabalho de uma multiplicidade feroz, de uma fertilidade asbismal, com tantas raízes e links sonoros dignos de presença no Wikipédia. Assistimos aqui, essencialmente, à intersecção de secções de pop e rock com loops instrumentais de dance music (de A a Z, e de Z a A) e voz nasal, numa elasticidade forçada e desmedida , resultando numa condensada mistura altamente delirante. Bechtold é um apaixonado por si próprio, exibicionista, um ambicioso, um Tio Patinhas que quer reinar a todo o custo sem medo do ridículo...e isto são só elogios!I Believe In You. Your Magic Is Real!

http://www.myspace.com/yacht



quinta-feira, 24 de abril de 2008

Young Hearts and Castels-infectous teasers


Hearts: Foals-single:Cassius-2008




Castels:Black Kids- single:I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend-2008

Cold Ice Tea´s - 3x1 Smalltown Supersounds records



-diskJokke-Staying In-Smalltown Supersound; 2008

Joakim Dyrdahl, produtor Norueguês com nome de código Diskjokke, começou aos tenros cinco anos de idade a tocar violino, e aos catorze já rodava discos, juntando a isto uma formação clássica e outra em Matemática; depois conheceu Print Thomas, na sua fase embrionária, e começou o seu Estágio Profissional. Após o mesmo, e depois de lançar diversos singles 12 polegadas, e algumas remixes, deu início ao seu trilho pessoal agraciando o abrigo por parte da patriota Smalltown Supersound, e é aì que encontramos o seu primeiro feito. Staying In, é um album que pouco deve à sua capa monocromática, apesar dos ambientes que deciframos no seu interior serem idênticos à de uma superfície lunar, já fortemente populacionada por astraunatas dançantes. As suas 10 faixas são puro electro disco espacial que teima em assentar os pés em solo firme, uma vez que as mesmas englobem e envolvem divervas matérias pulsantes, e nunca sabemos onde realmente estamos. Esta poeira cósmica (de temperaturas tão frias que queimam), com algumas influências germânicas, prima pela diversidade, denotando uma produção detalhade e exímia, aplicando máquinas, instrumentos e sonoridades globais. "Um pequeno passo para a humanidade, uma série deles para as pistas de dança."



http://www.myspace.com/diskjokke


-Bjørn Torske-Feil Knapp-Smalltown Supersound; 2007

Norueguês de sangue, Bjorn Torske, já deambula pelo meio musical Escandinavo à uns rigorosos anos tendo feito parte do grupo Drum Island, que mais tarde acabou por se transformar nos estimados e aclamados Royksopp. Contudo, preferindo um trajecto mais egoista, obtou por seguir a carreira de DJ, tendo, em 2001 editado o seu primeiro trabalho, Trobbel de seu nome. Seis anos volvidos, e mais adulto em recursos, regressa com um trabalho pronto a retirá-lo dos gelados limites geográficos da sua terra mãe, e a catapultá-lo para o globalismo e consumo em massa. Feil Knapp é demonstrativo da sua patente paixão pelo Dub inserido em contextos Disco, e percorrendo as suas 10 faixas ora estamos içados sobre a pista de dança, ora estamos debruçados sobre uma livraria musical, ora estamos relaxados sobre areias tépidas. Apesar da matriz deste trabalho ser o Dub, é perceptível outras linhas como o Funk, o Reggae, o Jazz, tudo isto moldado de forma vigorante, e com grande sentido de humor, que lembra por vezes o trabalho dos ingleses LemonJelly, mas com um raio de visão mais amplo. Resumindo, é um album de diversos humores, recintos e linhas de horizonte, mas de uma autenticidade, eficiência e ebulição notáveis. Este Bjorn não precisa de nenhum Peter & John; que prossiga na sua antecâmara fortemente arborizada.




-Arp-In Light-Smalltown Supersound; 2007

Arp, é o projecto unipessoal de Alexis Georgopoulos , membro fundador dos Tussle,que, e ao invés destes deixa de lado os fartos tambores, enchendo antes os dedos de poeirentos sintetizadores análogos já guardados para venda em lojas de artigos em 3ªmão, e deixando também de lado a impulsividade e a velocidade, e meticolosamente abraçando a ponderação e a serenidade. A sua inspiração tem como carbono 14 os anos 70, e como gêisers de inspiração o trabalho inicial de uns Kraftwerk, Cluster, Tangerine Dream, Philip Glass, entre outros, e como correntes sonoras a electrónica minimal, o lado domado do Psicadélico, o experimentalismo, o clássico;tudo isto sem roçar as malhas do marasmo e do tédio. É um disco de aparentes processos e recursos simples, mas é nessa simplicidade (de delicadas mudanças) e solidez, orquestrada de forma hábil e eloquente, que a soma deste trabalho vence e absorve. O que Alexis Georgopoulos nos propõe é um alcançar do estado Zen, sem químicos e sem posições de Lótus, numa viagem de perna cruzada e olhos cerrados. A quem quiser embarcar...faça favor de entrar, mas em bicos dos pés...

http://www.myspace.com/arp001

The Juan Maclean e a sua "Happy House"

Photobucket

Novo maxi para The Juan Maclean a revelar mais um golpe por parte da DFA. Ainda a cambalear depois da "tareia" que foi levar com o fortíssimo Hercules (redundância) no formato álbum cabeça, tronco e membros, atingem-nos com esta release que incluí a original Happy House e duas remisturas. E foi o KO imediato à primeira audição, é estupidamente dançável e cruza universos muito distintos, começa bem com ritmos africanos, latinos...whatever e acaba ainda melhor quase a roçar a fronteira do techno, quase a cheirar a LCD, a saber a Underworld e a parecer tal e qual Daft nos últimos segundos. Pelo meio temos uma doce Nancy Whang (parte de LCD Soundsystem) a dar o corpo ao manifesto na forma de uma voz agridoce que nos faz acreditar que com ela lá em casa...era coisa para haver muita felicidade!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Junior Boys regressam...e passam por cá!

Photobucket

Eles são grandes! E estão de volta! Os Junior Boys voltam aos discos com o lançamento de uma compilação para a label germânica Get Physical, Body Language 6 e vão marcar presença no Festival Sudoeste. Juntado este ingrediente com os indispensáveis e inevitáveis Chemical Brothers...se forem incluídos no mesmo prato do dia existe, por si só, uma grande razão para uma viagem ao Alentejo!

Na referida compilação está incluído o novo original dos rapazes, No Kinda Man. Este tema podia bem estar incluído no alinhamento de So this is Goodbye dado que não foge nada ao que nos habituaram e isto está longe de ser uma crítica. Foi um grande álbum e este é mais um grande som!



terça-feira, 22 de abril de 2008

Os bons marretas do Árctico...

Ora façam lá esta simples aritmética:
Miles Kane(Rascals)+Alex Turner(Arctic Monkeys)+Owen Pallett(Final Fantasy/Arcade Fire)+James Ford(Simian Mobile Disco)=óbvios pontos de aclamação!!!
Aqui fica o primeiro single dourado..."The Age of the Understatement" ...bombs away...



The Last Shadow Puppets -"The Age of the Understatement"2008
http://www.myspace.com/thelastshadowpuppets

Jardim Escola - Playgrounds


Playground Francês: The Teenagers-Reality Check-Merok/XL 2008
Depois de uma remessa de singles e remixes, que aguçaram o apetite ao longo dos últimos meses, o trio Quentin/Michael e Dorian entregam-nos de bandeja 12 faixas, ou melhor, 12 festivas serpentinas prontas a serem lançadas no fervor de um aniversário qualquer. Obtando por uma sonoridade Pop dos anos 80, a sua doçaria junta máquinas desembaraçadas, tambores repetitivos, guitarras sabotadas e obessesivos coros depreciativos numa mistela que impesta as mãos e o palato como algodão doce com 3 dias. Aqui tudo é efémero e perdidamente adolescente, como que o som da desvinculada emoção vivida a cada intervalo escolar, a cada 5 minutos de insensatez e desprendimento . Junta-se a isto o melhor lote de letras/lyrics estapafurdias de 2008 (...i fuck my american cunt...im not in love with you but is still okay to stay with you...you dont believe in monogamy...if ben affleck wasn´t making movies would the world be better?...fuck nicole......this fucking bitch deserves to die...)Isto não é cuisine française, é fast food altamente calórica...Streets on Paris, cést la folie.



The Teenagers - Starlett Johansson
http://www.myspace.com/theteenagers




Playground Inglês (Wales): Los Campesinos!-Hold On Now, Youngster-Arts & Crafts 2008
Palmas com parkinson+címbalos afiados+xilofones com peças extra+cornetas de passagem de ano+sinos/campainhas/badalos hiperactivos+guitarras multadas por excesso de velocidade+violinos dominicais+tambores de pele de javali+botões coloridos mas daltónicos+coros de plateias fanáticas+vozes em demente despique+letras helicoidais+machos alfa+fêmeas beta+tufões+furacões+fusíveis punk rock+atrito indie pop com emoção+experiências indie rock+sons de garagem+Broken social scene+loucura Canadiana+desenhos de traço gordo+marcadores XXL+focos incandescentes+orgasmos descontrolados+lóbulos electrificados+criatividade borbulhante+brilhantismo estonteante= a um carrocel com figuras da Rua Sésamo mais vertiginoso que mil montanhas russas. Ninguém se atreva a meter à sua frente pois pode ficar com irremediáveis danos do foro nervoso/físico. Não aconselhável a hipertensos, apenas para hipertansos.
Death to Los Campesinos!, são bons demais para continuarem vivos!!!!

Los campesinos!- My Year In Lists

E o recorde de dias a tocar no auto-rádio vai para...

Photobucket

Hercules & Love Affair! Sim...já toda a gente falou nele. Sim já passa nas rádios mais mainstream e toda a gente abana a cabeça e bate com o pé quando a corneta do Blind soa. E ?!

Este disco é bom...porra este disco é mesmo bom e não há volta a dar! Depois de utilizar a minha viatura com o objectivo de se deslocar ao hipermercado nas típicas corridas loucas de domingo (em fato-treino, meias e chinelo claro!) o meu ascedente directo masculino solicitou, com urgência, uma cópia do disco que ouviu a rodar no meu auto-rádio. Depois de ter dado o aval a nomes como Thievery Corporation, Royksopp e !!!, está aqui a diferença entre um disco assim-assim e um grande disco! E este acaba de ascender a essa categoria.

Os italianos é que a sabem fazer?!

Talvez não! E porquê?! Porque esta rapaziada que acaba de ultrapassar a DFA na corrida das labels com mais hype no momento, não chega da terra das pizzas e pastas!

A editora esta sedeada em New Jersey, é um projecto do produtor Johnny Jewel e conta no seu plantel com dois nomes de peso da actualidade, Chromatics e Glass Candy. Jewel está ligado a ambos os projectos que, no ano passado, lançaram discos absolutamente indispensáveis na nova prateleira lá de casa.

Os primeiros lançaram Night Drive que é assim uma espécie de sobremesa quente e frio...não sendo realmente quente a verdade é que nos aquece. Embora a temperatura vá baixando ao longo do disco sem que isso signifique, de modo algum, que decresça em termos qualitativos. É mesmo o disco ideal para companhia nas viagens nocturnas de regresso a casa...

Os outros, Glass Candy lançaram B/E/A/T/B/O/X que é um disco literalmente doce (agora as bandas decidiram todas usar nomes pertinentes?!). Mais (retro) dançável, o disco anda muito à volta da personalidade forte de Ida No, a vocalista. É impossível ficar indiferente aquela voz contagiante ao mesmo tempo que o Sr. Jewel trata de todos os arranjos à volta da voz e o resultado é muito bom!

Paxxxeco ao décimo quinto dia do mês quatro do ano da graça vinte zero oito:

" nota rápida: desta editora já me estava a esquecer do particularmente fantástico single wierd pants dos nova iorquinos invisible conga people...estes 2 filhos da p**** vão ser grandes...

hugs"







segunda-feira, 21 de abril de 2008

Lamechice da boa

Primeiro avanço e recuo do M83 de serviço, o sr.Anthony Gonzalez, para o novíssimo Saturdays-Youth . Mais melodrama juvenil intenso até ao osso, mais nostalgia e acne cósmico, mais modernidade cinemática, agora com um paladar mais 1983. Até já Gonzalez...




M83 - Graveyard Girl video (dirigido por Mathew Frost)