terça-feira, 9 de setembro de 2008

Fredrik and Lindefelt/Lindefelt and Fredrik


A Suécia já irrita (e que bela urticária!) pela quantidade estonteante com que fabrica artistas de qualidade acentuada, e basta uma pequena desatenção para repentinamente darmos de caras, e de ouvidos, com novas e graciosas propostas vindas directamente desse país onde o frio impera, a taxa de suícidio escala, e os dotes musicais proliferam, sem cães de rebanho. Este ano já tivemos coisas cintilantes de Suecos como: Tough Alliance, Air France, Kleerup, Juvelen, Familjen, Honeydrips, Cloetta Paris, Robyn, Vapnet, Pacific!, Lykke Li, Sambassadeur, entre tantos outros, e agora, em dose dupla, encontramos dois projectos liderados por dois Suecos workamusicholics cheios de atributos.
Fredrik e Lindefelt são então esses dois Suecos dois (oriundos de Malmo) que respiram música e que dedicam toda a sua existência à criação de peças musicais, que ora visam a electrónica, ora visam a instrumentação tradicional, mas mantendo sempre uma casta genuína e cativante. Os dois projectos dois que ambos partilham têm por denominação, The LK, e Fredrik, e no ano que se dão a conhecer oferecem-nos duas obras duas de requinte e perfeccionismo.

THE LK
Lp: The LK vs. the Snow
The Kora; 2008
---The Lk é o projecto que as duas mentes prósperas, sem ajudas alheias, lideram destemidamente, e onde se dedicam à criação de um electro-pop contemporâneo, adulto, focado, adocicado, afável, acessível mas intrincado, intenso e etéreo, luminoso e de cor branca, feito de detalhes e minúcias, onde suave maquinaria encontra uma voz delicada. Lembra gente como, Cansecos, os projectos musicais de Erlend Oye, The Russian Futurists, Postal Service, Junior Boys, entre outros que primam pela qualidade, primor, e pela graça. Estimável e Belo!
Video: The LK - Stop Being Perfect





FREDRIK
Lp: Na Na Ni
Jezebel 2008
---Fredrik é o projecto dos dois protagonistas principais, que abarca uma série de outros amigos e fiéis companheiros de escola, e apesar de serem as mentes criadoras deste grupo, perde-se aqui o seu rasto isolado, tamanha é a quantidade de potencial que por aqui paira e expõe a sua arte. Fredrik, ao contrário dos LK, opta por uma sonoridade mais experimental e profunda, mais fantasiosa e enegrecida, mais acústica e humana,mas onde, e assim como o "outro" projecto, a melodia, a elegância, e a ambição insistem em perdurar, mas aqui em ternos contos pop e folktrónica corajosa que enternece. Belo e Estimável!

Alinas Place - Fredrik



Black Fur - Fredrik

Sem comentários: