terça-feira, 22 de julho de 2008

Palhaço Escultor

Como é que é, malta do bairro...Tudo em altas? Isto tem sido complicado passar por aqui para escrever umas linhas, mas o que vale é que o paxxxeco não perdoa e não deixa este estabelecimento falecer, dando-nos a conhecer grandes nomes da musica, da fotografia e de mais 37 coisas. Estás lá paxxxeco!!! Mas agora ao post propriamente dito. Este fim de semana fui a Lisboa ver um espectáculo ao Teatro Villaret, e só tenho a dizer que quem não foi, fez muito mal. Foi uma hora bem passada a assistir ao "Palhaço Escultor" desse grande artista de seu nome Pedro Tochas. E quando digo bem passada, estou-me a referir ao facto de passar quase uma hora inteira a rir-me que nem um bebé quando lhe fazem cocegas na barriga e mais aquelas brincadeiras parvas que os bebés curtem. Este espectáculo já percorreu muitos países e percebe-se bem porque é que é especial para o Tochas.
Trata-se de um trabalho de teatro físico, onde o público é convidado a participar e a divertir-se á grande e á francesa. Que o diga o Rui que foi fazer de vilão na peça e onde eu próprio tive uma pequena interacção com o palhaço. É um espectáculo que funciona basicamente através da linguagem corporal, onde não há lugar para diálogos, apenas para humor físico. E não me refiro a humor físico, do género de quedas idiotas ou de flatulências. Trata-se de interacção através de imagens e do movimento do corpo, utilizando também o teatro de rua e o circo. É curioso ver como a linguagem corporal, seja através de expressões faciais ou através do domínio de certas habilidades cirquences, nos fazem sentir certas emoções e nos divertir bastante, e devido á dinâmica fluída da peça, esta passa a correr, parecendo que só durou 15 minutos. Quando estava a assistir ao espectáculo, parecia que estava a ver uma comédia antiga muda, ao género de Buster Keaton ou do Charlie Chaplin. E o engraçado é que com pouco se pode fazer muito, ou seja, com alguns balões, música, uma vassoura, dois paus, muita criatividade e talento, construiu-se uma peça de grande qualidade artística e cómica, e arrisco-me a dizer de alto gabarito.

Fica aqui uma pequena promo para meter um pouco de inveja a quem perdeu este espectáculo.




Já agora deixo também aqui uma foto do gang que foi assistir a esta pequena paródia mais o Tochas



Para finalizar, só tenho a dizer que o Tochas é um mestre e decididamente o MAIOR...

Beijinhos, abraços e muitos palhaços.

1 comentário:

fleshMechanic disse...

Realmente a expressão "És o maior" está cada vez mais banalizada! Mas eu não hesito em colocar o Tochas como o maior dos Maiores!!! Foi fabuloso...como sempre!