domingo, 30 de novembro de 2008

Grace "Hurricane" Jones


Grace Jones. Há quem conheça esta senhora da sétima arte (foi Zula em Conan, e May Day em 007...), há quem conheça esta senhora da trilha sonora (5 obras maiores de 1977 a 1981...), há quem conheça esta senhora do mundo da moda (parcerias com o estilista Jean-Paul Gaultier...), há quem conheça esta senhora do panorama das artes (capas/fotografias...). Todos conhecem Grace Jones de algum lado, ou não fosse ela dona, de um universo unipessoal e intemporal, e de uma imagem grotesca, animal, lasciva, intimidatória, e acima de tudo magnética. Grace Jones regressa hoje, passados 19 anos de hiato e com 60 anos de idade, mas é como se nunca nos tivesse abandonado, pois continua a povoar os sonhos e pesadelos de muitos que a vislumbraram, nem que por meros instantes. Jones regressa, mas não regressa sozinha, fazendo-se acompanhar no seu novo trabalho, Hurricane, de exímios e históricos produtores como Brian Eno, Tony Allen, Tricky, e a dupla Sly & Robbie, e é esta aliança que, unindo-se à voz portentosa de Grace, confere a este registo uma sonoridade past/present/future de excelência. Hurricane junta ao tom grave de voz, de Jones, luxuosas linhas de dub,reggae,dubstep,triphop, r&b, criando ambientes negros e sedutores.
2008 trouxe-nos de volta: Leila, após 10 anos, Portishead, após 9 anos...e agora uma Grace Jones "renovada" que invade, gloriosamente, o século XXI.

Grace Jones "Corporate Cannibal" from Jordy on Vimeo.

ps-para mais imagens soberbas de Grace Jones, pelo fotógrafo Andrea Karin, visitai o Blogue do nosso mui estimado, e companheiro de armas (de plástico), Astroboy : http://spaced-up-kid.blogspot.com/

Sem comentários: