segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ben Cooper Late-Show


Ben Cooper é um artista residente da sempre adorável Morr Music, que assume dois projectos musicais, os Electric President (juntamente com Alex Kane) e Radical Face (projecto a solo), e ambos os grupos, com trabalhos desbravados em 2006 e 2007, respectivamente, são indicadores da potencialidade e génio criativo de Cooper. Infelizmente apenas tive contacto com as obras Cooper muito recentemente, quando já se escreveu imenso sobre os seus dotes e mecanismos, mas sinto-me obrigado a expô-las aqui, resumidamente, porque se tratam de dois projectos que vão muito além da barreira do meramente interessante, e após serem escutados chamam-nos de volta, tamanho é o magnetismo.

Electric President, já com segundo Lp lançado este ano (e que ainda não tive o prazer de escutar), é a vertente mais extrovetida de Cooper, que aqui trata das canções, da guitara e do laptop, num registo electro-bedroom-Lo-fi pop (com pedaços de folk e rock), jovial, inocente, sonhador,exuberante, alegre,doce e melancólico, recheado de instrumentos, samples e electrónica, onde a melodia e a harmonia reinam em conjunto, e onde as canções teimam em não obedecer a uma falsa rigidez. É um trabalho de estreia notável que se aproxima das sonoridades dos Death Cab for Cutie, Postal Service e Ms john Soda, para ouvir e repetir, sorridentemente, nem que seja fora de prazo, como é o meu caso.

Insomnia - Electric President




Radical Face é o registo solitário de Ben Cooper, onde o mesmo conduz todo o projecto, e a vertente mais introvertida de Cooper. Se Electric President tende mais para a Primavera/Verão, Radical Face ocupa-se dos meses mais monocromáticos, mas também mais acolhedores e reservados, mas nem por isso mais tristes e desoladores. Ben Cooper deixa para trás, neste projecto, a parafernália de electrónica, e respectivo laptop, e obta pela vibração e crescimento dos instrumentos acústicos e tradicionais (guitarras, banjos, pianos e sopros) e a pela sua expressão vocal, criando um trabalho íntimo, cuidadoso, delicado, pacífico, emocional, acolhedor, gentil e de uma beleza singela, com uma alma épica e cinemática. Grandioso e sentimental!
Glory - Radical Face

Sem comentários: