quarta-feira, 6 de agosto de 2008

The Dark Knight

Boas pessoal, quero pedir desculpas pelo desaparecimento, mas agora voltei cheio de aço para escrever posts até á morte. Ontem fui ver o Dark Knight pela segunda vez e tenho a dizer que ainda gostei mais do que a primeira vez, coisa que eu pensava não ser possível. Muito se falou e se escreveu sobre este filme por isso não me vou esticar muito.
Este filme é mais que um blockbuster ou um mero filme de heróis, trata-se de um épico policial, inteligente e bastante bem estruturado. Eu li em alguns blogs que esta pelicula se assemelhava de certo modo ao Heat de Michael Mann e ao Godfather do Coppola, e de certo modo até concordo. Tudo está bem "oleado" no The Dark Knight, seja o jogo de xadrez aka duelo entre o Batman e o Joker, seja as sequências de acção avassaladoras. Este filme é um trabalho de interpretação, realização, argumento e de banda sonora surreal. As sequências de acção são fenomenais (toda a sequência do Joker no camião contra um Batman montado na sua mota é linda) e foram feitas sem se recorrer muito ao uso de CGI e apostando-se mais no trabalho de duplos e de acção real. E ao contrário do que muita gente acha, eu não concordo com o que foi dito em relação ao Batman ser passado para segundo plano. É claro que o Heath Ledger fez um trabalho sublime ao interpretar o Joker, todos os tiques, trejeitos, o seu discurso, é tudo muito bem pensado e interpretado, mas o filme não é só dele como eu li em muitos sítios. É também do senhor Aaron Eckhart com a sua interpretação brilhante do Harvey Dent, o defensor da justiça de Gotham, o bonzinho da fita. Este senhor ainda vai dar muito que falar, é um actor muito talentoso, como se pode comprovar em filmes como Thank you for Smoking, Thursday e muitos mais. Aconselho vivamente este último, vale a pena. Obviamente que com estas personagens, não podemos estar sempre a ver o Christian Bale no ecrã, que nos mostra aqui um Batman mais impaciente, mais agressivo e mais playboy. É um excelente desempenho deste actor e na minha opinião é neste filme que o Batman passa de herói a super herói, é aqui que ele começa a ter consciência das suas acções, e do que tem de fazer para proteger os cidadãos de Gotham. E é claro, o score do filme é uma magistral colaboração do Hans Zimmer e do James Newton Howard, elevando-o ao estatuto de épico.

E ver o Michael Caine e o Gary Oldman no ecrã e no mesmo filme é sempre um prazer.

Alguém me disse que o filme não tinha cenas de acção suficientes, 0 que eu acho ridículo. Isto não é um filme de acção, é muito mais do que isso. E se querem tiros, bombas e murros nas trombas, vão alugar o "Comando" em que o Schwarzenegger dizima um pelotão inteiro de soldados rebeldes.

Vão ver o The Dark Knight, que vale mesmo a pena... Beijinhos, abraços e muitos palhaços

Sem comentários: